Páginas

8 de abril de 2010

Mercado Central de Santiago!

Bom, começando a falar da viagem de fato....

No nosso primeiro dia em Santiago deixamos as malas no hostel e fomos caminhar para conhecer um pouco a cidade, a parte do passeio em si vou deixar para um próximo post, já que o ponto alto do dia foi o nosso almoço no Mercado Central!

Chegando lá resolvemos conhecer o mercado antes, até para escolhermos onde comer. Como em todo o Chile os peixes e frutos do mar são muito presentes, estes são a principal atração do mercado, diversas bancas vendendo uma infinidade deles! Há algumas poucas bancas de frutas e verduras, e em uma delas compramos uma caixinha de framboesas frescas por CH$1.000 (pesos chilenos) o que seria menos de R$3,50, as pimentas Aji (típicas no Perú e no Chile) também estavam lindas, pena que não se pode trazer essas coisas na bagagem!


Chegando no pátio central do Mercado, existe um tipo de "praça de alimentação", com diversos restaurantes e marisquerias, e garçons por todos os lados te chamando para almoçar!
Como já tinhamos recebido algumas indicações escolhemos o "Donde Augusto" e pelo que percebemos hoje em dia não há muito mais opções também! Tivemos a impressão de que eles estão tomando conta do lugar, os restaurantes menorzinhos devem ir fechando e eles vão comprando o espaço e expandindo, bom, mas isso é só uma suposição nossa!

Logo que você se senta eles trazem um couvert com um pãozinho típico de lá do Chile, parecido com uma bolachona, manteiga e um vinagrete apimentadinho.

Como entrada pedimos uma porção de vieiras, "Ostiones a la Parmesana, Ajillo, Pilpil e Roquefort" - CH$ 6.980, estavam bem gostosas, mas para ser sincera era difícil de encontrar o sabor do parmesão e do Roquefort.

Não podiamos deixar de provar a tão famosa Centolla, então pedimos uma pequena para dividirmos - CH$ 49.980, aliás, essa imagem ai em baixo foi de um breve momento de tensão: o garçom trouxe a Centolla, deixou na mesa e saiu! O Rodrigo e eu nos olhamos com cara de "E agora?! O que faremos com esse bicho?!"


   Para o nosso alívio, o garçom voltou com uma tesoura em mãos, e começou a destrinchar o bichinho!


O garçom traz junto com a Centolla limões e uma panelinha de barro com alho e azeite ainda borbulhando. A carne tem um sabor bem suave, mas saborosa, que fica ainda melhor com qualquer um dos temperos que a acompanham.

   Apesar da conta ser um pouco salgada para o bolso, a experiência de comer uma centolla chilena no mercado central de Santiago vale a pena, e se pensar o quanto se pagaria por uma refeição semelhante em São Paulo....

   Para telefones, endereços, e tudo mais: www.dondeaugusto.cl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário